O projeto

Móbile na Metrópole 2018: o que está por vir

O Móbile na Metrópole começou em 2013 e é constantemente alterado. Entretanto, sua essência de incentivar os alunos a explorarem sua cidadania e sua participação em São Paulo como habitantes na cidade não muda.

O projeto convida moradores da cidade a se tornarem participantes dela. Afinal, moramos em uma das maiores metrópoles do mundo, mas nem sempre tiramos proveito disso como poderíamos. Ao longo de todo o ano, os professores sugerem dicas do que fazer na cidade, o que inclui festivais de comida, peças de teatro e eventos culturais dos mais diversos tipos. Logo, mesmo fora do contexto do projeto, o segundo ano do ensino médio busca despertar interesse nos alunos em relação à São Paulo.

De forma mais direta, o Móbile na Metópole leva os alunos ao centro da cidade, e ao longo de uma viagem de três dias o que era sugestão vira programação. Os alunos são divididos em roteiros e monitorados pelos professores a se locomover pela metrópole de diversas maneiras, conhecer pessoas com as quais nunca entrariam em contato e ouvir histórias que compõem São Paulo. Dessa forma, nos tornamos mais cientes da realidade, do aspecto cultural e histórico do lugar em que vivemos. Além disso, estaremos sempre conectando nossos novos conhecimentos à nossa pesquisa específica, ou seja, tirando fotos, fazendo entrevistas, filmando e, no caso do nosso grupo, buscando a inserção política do jovem na cidade.

Especificamente em 2018, o tema tratado por todos os grupos será “o que está por vir”, assim mesmo, sem ponto de interrogação. Dessa forma, cada grupo escolheu tratar sobre algo que se relaciona com o futuro da cidade. Alguns, como nós, escolheram estudar elementos que consideram que serão importantes no futuro. Outros grupos tentarão prever, a partir de tendências e análises, o futuro de elementos que já fazem parte da dinâmica de São Paulo, sejam eles silenciados ou anunciadamente significativos.

O blog dos professores que torna esse projeto possível tem o link a seguir: https://mobilenametropole2018.wordpress.com/ . Pela primeira vez na história do projeto, a visão dos educadores sobre uma experiência similar será muito mais acessível, o que pode vir a ser essencial para o nosso tema. Afinal, quem sabe algumas diferenças nos pontos de vista não tenham relação com a inserção política pela faixa etária?

Além disso, se você quiser ver outros blog desse projeto, basta fazer o seguinte: no nosso link há uma parte em que está escrito mnm182bg10 . O “b” pode ser trocado por “a”, “c” ou “d” e o “10” pode ser trocado por qualquer número de 1 a 9. Assim, você pode acessar todos os outros 39 blogs que estão sendo produzidos esse ano e entrar em contato com uma grande variedade de temas interessantes!

 

Somos o que está por vir

Além de incluir o caráter do futuro de São Paulo, como anteriormente explicitado, o tema específico dos grupos tem como objetivo retratar algo que seja significativo tanto à cidade quanto a nós, ou seja: para que funcione, é necessário ter aspecto sociocultural e aspecto pessoal. Logo, escolhemos tratar sobre os jovens.

É inegável que os jovens de hoje são o futuro de amanhã. Nossa geração ocupará cargos de todos os tipos e atuará em todas as áreas que mantém o mundo em funcionamento. Assim, de fato, somos o que está por vir.

O que pretendemos saber em relação a esse assunto na nossa cidade é se o jovem representado politicamente é o mesmo que o que age politicamente. Dessa forma, buscaremos entender o perfil do representado, o perfil do agente, suas semelhanças e divergências. Imaginamos que iremos encontrar algumas variações pelo caminho, uma vez que ainda não temos ciência de que tipo de jovem participa de que forma. Afinal, existem diversas maneiras de se inserir em diversas partes da política. Mas tudo isso será pesquisado e estudado ao longo do ano.

A história do surgimento inicial do nosso tema está no primeiro post do blog ( https://mnm182bg10.wordpress.com/2018/03/12/105/ ), caso você tenha interesse!

 

O blog

Há duas escolhas que fizemos no blog que nós gostaríamos de explicar com mais clareza: a página de “contato” e as fotos de fundo.

A pagina de “contato” foi criada para que os leitores do blog pudessem compartilhar, com a gente, suas ideias, opiniões, experiências, referências, sentimentos, entre outras diversas opções. Em um blog que trabalha com representatividade, nada mais justo que dar voz aos leitores. As mensagens que forem enviadas serão sempre respondidas e, possivelmente (com a autorização de quem enviou, claro) farão parte de um post futuro. Nossa intenção é, portanto, criar uma interação mais dinâmica e mais interessante. Logo, se você sentir que tem algo a adicionar, um parelelo a estabelescer, uma experiência pra compartilhar, sinta-se livre! Vamos receber com todo o nosso carinho e a sua voz vai ser ouvida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s